segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Recentemente uma das integrantes do Grupo Borlone -TI- recebeu uma sugestão no Yahoo Respostas, de fala um pouco mais sobre novas tecnologias em rede wireless(rede sem fio), como o wi-fi. Essa tecnologia que já está se tornando comum em nossas vidas, hoje em dia a maioria dos celulares e Notebooks estão vindo com esta conexão (O meu também possui essa tecnologia \O/ :), mas infelizmente nem todo mundo sabe utilizá-las corretamente, e muitos nem sabem o que é isso.

Primeiro vamos entender um pouquinho o conceito de wireless


O que é wireless?
Wireless (wire=fio, less=sem), qualquer tipo de ligação entre 2 ou mais dispositivos sem a utilização de fios, caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos. Assim como Bluetooth e Raios Infravermelhos que permite a ligação entre dispositivos de comunicação de curto alcance também são assim considerados por serem tecnologias que não utilizam fios ou cabos para conexão entre os dispositivos. Entre esses os que mais se destacam são os padrões Wi-Fi e bluetooth, mas por enquanto só iremos nos aprofundar no wi-fi.

Agora que já sabemos que wireless é toda tecnologia sem fio, vamos descobrir o que é
wi-fi.

O que é wi-fi?
Abreviatura de "Wireless Fidelity", Wi-Fi se refere à tecnologia para conexões sem-fio que respeitam o conjunto de normas 802.11. Atualmente, é o padrão mais usado no mundo para transmissão de dados sem-fio.

O que faço para me conectar a uma rede wi-fi?
Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Celular, Tablet PC ou Assistente Pessoal Digital com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como: Aeroportos, shoppings entre outros.

O que é um HotSpot?
Hotspot é o nome dado para os locais onde há cobertura do serviço de internet sem fio através da tecnologia WI-FI.

Como identificar um HotSpot?
Freqüentemente, os hotspots são identificados com o selo "Wi-Fi Zone". Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao gerente ou responsável pelo local.

IMPORTANTE
Mas o wi-fi não se limita apenas aos HotSpots, você também poderá estar montando seu próprio ponto de acesso, bastando comprar um roteador wi-fi(para ver dicas de compra de roteadores clique aqui) ou montando sua rede através de um PC ou Note que tenha a tecnologia wireless(para ver como montar uma rede wi-fi através de seu Computador clique aqui) .

1 comentários:

Ana disse...

Muito, muito, muito bom! Ainda não testei nem o Netbook, nem o celular nos hotspots disponíveis, mas as explicações que me foram passadas no YR já me aclararam algumas dúvidas, espero aprender e desfrutar mais desse sistema. Um abraço e obrigada.

 
BlogBlogs.Com.Br