terça-feira, 9 de junho de 2009

O que podemos fazer se o nosso celular for roubado?
Bom, esta pergunta é meia que sem resposta quando se trata de celulares GMS(celulares que utilizam chips), pois o ladrão troca o chip do aparelho e pronto, já põe a venda, MAS O QUE A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SABEM é que é possível bloquear o aparelho furtado mesmo se o seu chip já tenha sido trocado, através do nº IMEI.

Como fazer isso?

Para você entender melhor como fazer isso, terei que explicar o que é IMEI, vamos lá então, cada celular possui um código de identificação único, composto por 15 dígitos, que não se repete em celular algum, esse código é chamado de IMEI(International Equipment Indentify), ou seja, o IMEI é como se fosse um "RG" do telemóvel.

Então devemos anotar o IMEI do nosso celular para bloqueá-lo em caso de roubo, esse código geralmente fica localizado atrás da bateria do seu aparelho, ou você pode consegui-lo digitando *#06# em seu telemóvel e logo verá na tela aparecer os números de identificação do seu celular.
Caso você seja roubado ou furtado e não queira que seu aparelho seja usado pelo criminoso, mesmo se ele trocar o chip, basta entrar em contato com sua operadora de celular e pedir a eles que bloqueiem o seu celular através de seu IMEI.
Mas tenha em mãos os dados do celular, CPF RG e etc...

Mas tome cuidado, uma vez que o celular foi bloqueado pelo número do IMEI ele não funcionará mais, mas assim nem quem roubou seu celular irá usufruir do mesmo. Por isso tome cuidado pois se bloquear uma vez e encontrar o celular novamente você não conseguirá usá-lo, então somente bloqueie se realmente tiver certeza de que foi roubado mesmo.

Muitas operadoras parecem esconde isso de seus clientes, que com certeza é algo de grande valia para nós, agora qual a intenção deles em esconder esse bloqueio pelo IMEI? Eu também finjo que não sei... $-D

A um certo tempo atráz, minha mãe foi comprar um celular novo, ela estava adiquirindo
um nokia GSM na loja da Claro, então ela fez a seguinte pergunta ao vendedor "Se esse celular for roubado dá para bloquea-lo?" o vendedor encheu a boca para responder "Não, não tem como a senhora bloquea-lo, dá para bloquear apenas o chip, o aparelho não", então tomei a frente e perguntei "e se bloquearmos pelo IMEI?", o vendedor ficou queto e repondeu com um ar de sem graça, "ai dá sim" e logo em seguida ele explicou melhor como funcionava o bloqueio.

Bom se gostou da dica deixa seu comentário e se não gostou também :-D


PS: Alguns dos novos smartphones mais conhecidos como MP7-8-9... possuem 2 IMEIS.

11 comentários:

Jullyana disse...

Bom post, S2 a dica, espero que seu blog continue dando dicas interessantes.
ÓH já liguei pra minha operadora e eles me explicaram sobre o bloqueio por IMEI, já até anotei o IMEI do meu celular shauhsauhsau...

Unknown disse...

Gostei bastante desse tutorial...
Acabei de anotar o meus 2 IMEIS. Vou está ligado no site, esperando por novas Dicas.

Unknown disse...

Obrigada pela dica, as operadoras de celular realmente esconde informações importantes como está, no intuito de quem robar o celular poder comprar outro chip da mesma operadora... Infelizmente é assim a nossa sociedade...

Anônimo disse...

Amigo Danilo,
Tô conhecendo teu blog, através do Yahoo resposta, quando da sua resposta á minha pergunta e vc deixou o link.
Muito boa a dica.que continue assim, sempre c/dicas interessantes!
Abraços e ótimo FDS!

Unknown disse...

Muito boa a dica, vou anotar os dois IMEI do meu celular, por segurança.

Vlw pela dica!!!

Carlos disse...

Danilo, curti o seu blog. Sua primeira matéria está bem interessante e vem tratando de um tema muito comum em nossas vidas e, que, a partir deste instante podemos fazer os bandidos roubarem à toa pois, um celular bloqueado não tem utilidade alguma e não traz lucros. Vou anotar o meu IMEI e passar para uma amiga minha seu site porque ela já foi roubada duas vezes em 2 meses.

Maquina Do Mal disse...

Vlw..... Boa dica...

Luiz Borlone disse...

Então a dica é realmente boa, pois, essas ~entre outras informações são ocultadas pela mídia. Uma outra forma de você saber o IMEI do seu aparelho é digitando a seguinte sequência:
*#06#

LOGO IRÁ APARECER NA TELA DO SEU APARELHO O IMEI!!! Com ele você bloqueia o aaprelho caso aconteça algo come ele!

siccosfrutodasiqueira disse...

Adoreeeeei... Muito util esse tópico... Mas meu celular e um hiphone F003 com 1 ship claro e 1 ship vivo... Apareceram 2 n° de imei e um svn...

Charles Nascimento Campos disse...

iae mano, essa dica foi otima, graças a ela eu consegui bloquear meu aparelho.

Fui assaltado recentemente e levaram meu celular.

continue assim q vai ajudar bastante.

vlw

flw

Charles.

Unknown disse...

Obrigado Fiote por esta informação de extrema valia pois perdi meu iphone 4 o cara que achou me disse que nao ia me devolver nem se eu pagasse o valor total do aparelho.
Liguei para a operadora e solicitei o bloqueio do aparelho por emei.
Mas somente depois que li isto no seu site.

 
BlogBlogs.Com.Br