Um banco de dados é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico, criando um sentido. Como exemplo disso podemos analisar uma lista telefônica ou um registro de vendas.
Como forma de padronizar e otimizar todos os processos envolvendo o registro de dados, para formar os banco de dados computadorizados, foi criado os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD), responsáveis por abstrair e gerenciar as bases de dados.
Um sistema de banco de dados pode ser conceituado como um conjunto de quatro componentes básicos, sendo eles: dados; hardware; software; usuário. Devendo garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para um usuário final pouco importará qual é unidade de armazenamento utilizada, desde que haja disponibilidade dos dados no momento em que eles forem necessários.
Esta abstração pode ser dada em três níveis, de acordo com o padrão ANSI/ SPARC, criado em 1975, sendo que qualquer alteração em um dos níveis não afetaria os demais:
Nível de visão do usuário: parte em que o usuário tem acesso;
Nível conceitual: identifica os dados armazenados e suas relações;
Nível físico: nível mais baixo de abstração, define de que maneira os dados estão armazenados.
Referências:
REZENDE, RICARDO. Conceitos Fundamentais de Banco de Dados. 2006. Devmedia. Disponível em <http://www.devmedia.com.br/conceitos-fundamentais-de-banco-de-dados/1649>. Acesso em 14 de março de 2013.
KIOSKEA. Os níveis ANSI/SPARC. 2013. Kioskea. Disponível em <http://pt.kioskea.net/contents/bdd/bddansi.php3>. Acesso em 14 de março de 2013.
Leia mais!
domingo, 31 de março de 2013
terça-feira, 5 de março de 2013
18:53
Categoria :
Banco de dados
Seven-eleven, uma das maiores lojas de conveniências dos estados unidos, deve grande parte de seu status a sua eficiente extração e análise de dados, tradição que vem antes mesmo da implantação de sistemas informatizados que automatizam grande parte das tarefas.
No inicio a Seven-elevn realizava a coleta de dados para produção de seus dashboards e forecasts pessoalmente, isto é, cada gerente questionava os seus clientes e moradores dos bairros o que eles gostariam de adquirir, mas conforme a empresa foi se expandindo, aumentando seu número de filiais e o mundo alterando seus paradigmas, esta técnica acabou se tornando inviável e ineficaz. Com isto a loja de conveniência se viu obrigada a adotar novas estratégias comerciais para concluir suas analises, muitas mal sucedidas, até que finalmente ela implantou seu próprio sistema de gerenciamento.
Agora com a implantação do sistema que auxilia na extração e analise dos dados, os gerentes são capazes de maximizarem o lucro de suas lojas, ao efetuarem a personalização da especialidade de cada loja diante de seu ambiente (localidade x cliente), além de serem mais eficientes no planejamento de venda de potencias produtos na unidade.
É fato que nossos padrões foram alterados significativamente, principalmente na interação entre pessoas, hoje para que um empresa possa ser ou manter-se competitiva é obrigada a conhecer muito bem seus clientes, assim como suas tendências, para isto é utilizado diversas técnicas de extração de dados, e para que possa haver um processamento e analise de dados mais eficiente a implantação de banco de dados e sistemas informatizados se tornaram cruciais na tomada de decisões mais inteligentes. Isto nós podemos observar não somente na Seven-eleven, mas em muitas outras lideres, independente do setor.
Leia mais!
Assinar:
Postagens (Atom)
Contador de visitas
Categorias
- Banco de dados (2)
- Celular (3)
- Conhecendo (15)
- Dicas (39)
- downloads (2)
- Emprego (2)
- Guias de compras (5)
- Humor (46)
- Lançamentos (8)
- Notícias (27)
- Poesias e poemas (1)
- Protestos (1)
- Responsabilidade social (6)
- Séries (16)
- Sites interessantes (19)
- Tecnologia (16)
- Testes (8)
- Tirinhas (9)
- Tutoriais (13)
- Vídeos (22)
- Windows (2)