segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comercial muito bem feito que explica como Deus “existe”. Feito pelo ministério da educação e ciência da República da Macedônia.

Leia mais!

domingo, 23 de maio de 2010

O Gerenciador de Tarefas é uma importante ferramenta e saber usá-lo pode significar um PC mais rápido e funcional.

Se você é usuário do Windows, com certeza já acessou essa ferramenta chamada de Gerenciador de Tarefas, que até o Windows XP era acessada pelo atalho Ctrl + Alt + Del e agora nas versões Vista e 7 é acessado diretamente pelo atalho Ctrl + Shift + Esc.

Saber usá-la e interpretá-la nos traz algumas vantagens, dentre as principais: Melhorar o desempenho do nosso computador; Gerenciar processos e recursos utilizados pelo SO e programas; Encerar programas problemáticos; Verificar o uso da CPU (Unidade Central de Processamento - Processador) e Memória RAM (Random Access Memory); e muitos outros.

Pensando em todos estes benefícios que o GdT (Gerenciador de Tarefas)pode nos trazer o Grupo Borlone - TI - decidiu estar dando algumas dicas para que você possa usufruir de alguns dos principais recursos deste utilitário.
Então... Let's go there!(vamos lá!)


1 - Visualize todos os processos
Caso você queira melhorar o desempenho, encontrar processos problemáticos ou visualizar todos os processos abertos eu seu computador é essencial seja habilitada a opção "Mostrar processos de todos os usuários"(Abra o gerenciador de tarefas, vá até a guia de processos e marque o quadrante referente a opção mencionada).


2 - Obtenha informações sobre um processo
Após fazer o processo anterior, muitas vezes acontece de você não ter a mínima noção de onde vieram ou para que servem os processos. Caso isso aconteça há uma solução simples, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e depois propriedades.


3 - Verifique o uso de memória RAM
Como você deve já deve imaginar, é recomendado que saibamos quanto cada programa em execução consome de memória RAM, sendo que podemos conferir esta informação através da nossa ferramenta de estudos (gerenciador de tarefas), para isto basta seguirmos o seguinte caminho: Exibir > Selecionar Colunas. Onde, na tela que abrir, marcaremos as opções chamadas Memória - Conjunto de trabalho e Memória - Conjunto de trabalho particular.

Após habilitar essas opções você visualizará as colunas referentes as mesmas na guia processos. Sendo elas: Conjunto de Trabalho (Memória) indica a quantidade de memória física utilizada por cada processo (essa memória pode ser compartilhada pelos demais processos);
Memória (Conjunto de Trabalho Particular), exibe a quantidade de memória física utilizada individualmente por cada processo (esse valor é a parte do total que não pode ser compartilhado com outros processos).

4 - Verifique o uso de disco
Caso seu disco rígido pareça estar sendo usado ao limite, sem nada estar sendo feito no computador, então você pode descobrir quem é o programa responsável por isso utilizando o GdT.

Para isto, basta seguir este caminho Exibir > Selecionar Colunas e habilite as opções Bytes de leitura de E/S e Bytes de gravação de E/S. Sendo que nas novas colunas serão exibidas as quantidades de dados lidos e gravados em seu disco por cada processo, ou seja, para saber qual processo gasta mais, basta olhar nessas colunas.

5 - Acabe com problemas de inicialização de programas
Se você é um usuário do Windows Media Player, com certeza já deve ter percebido que de uma hora para outra ele acaba travando, mesmo após ter sido encerrado. Isto acontece porque o processo deste programa continua ativo, impedindo até mesmo a abertura de uma nova seção do mesmo. Caso isso aconteça está na hora de utilizar o Gerenciador de Tarefas. Vá até a aba processos e encontre o processo chamado WMPlayer.exe.

Se este processo estiver na lista, e nenhuma janela referente a este aplicativo estiver aberta, você acaba de encontrar o problema do erro. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Finalizar Processo para encerrá-lo definitivamente e poder voltar a usufruir do reprodutor multimídia do Windows.

Esse problema não é um caso isolado do WMP (Windows Media Player), diversos outros programas podem travar de maneira semelhante, para solucionar o problema basta achar o processo referente ao programa em questão, e finalizá-lo. Porém, evite finalizar processos desconhecidos, só finalize os que você tem certeza de sua origem, evitando assim prejudicar o funcionamento do sistema.

6 - Acabe com processos rebeldes
Quando tiver algum processo "roubando" memória e a capacidade de sua CPU (processador), você deve mais uma vez chamar o GdT para solucionar este problema. Chame-o utilizando as teclas de atalho, pois possivelmente o processo rebelde deve estar ocupando toda a capacidade de sua CPU, o que tornará a abertura do mesmo mais lenta.

Após o Gerenciador de Tarefas abrir, você precisará apenas encontrar o problema na lista da aba processos (lembre-se de habilitar a opção Mostrar processos de todos os usuários), clicar com o botão direito do mouse sobre ele e depois em Finalizar Processo.

Porém, algumas vezes isso não é o suficiente, principalmente se o processo em questão é algum elementar do Windows e fechá-lo com certeza acarretará em travamento do sistema. Se isso acontece, clique com o botão direito do mouse sobre o processo rebelde, vá em Definir Prioridade e então selecione a opção Baixa. Isso deve fazer com o que o processo ocupe menos recursos de seu sistema.

E mesmo após tudo isso, o problema persistir você ainda tem uma carta na manga, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o processo rebelde e depois em Definir Afinidade. Isso lhe permite definir quais os núcleos da CPU o processo poderá utilizar, minimizando sua ação.

7 - Acabe com devoradores de memória
Alguns aplicativos são verdadeiros devoradores de memória e prejudicam o desempenho do sistema. Um bom exemplo disso é o processo svchost.exe, responsável por executar várias tarefas do Windows. Contudo, se ele consome muita memória de seu PC, como saber quais os aplicativos responsáveis por isso?

Clique com o botão direito do mouse sobre ele e depois na opção Ir para Serviço(s). Nela, você visualizará a aba Serviços do próprio Gerenciador, e lá serão exibidos os aplicativos relacionados ao processo que você selecionou. Se desejar você pode encerrá-los.

Mas, infelizmente, o Gerenciador de tarefas do Windows não permite quie você visualize o quanto cada aplicativo consome de memória, porém, seu leque de possíveis devoradores já diminui bastante.


8 - Acabe com vazamento de recursos
Determinados processos sempre consumem mais recursos do Windows, sem liberá-los posteriormente (a não ser que você reinicie à máquina). As versões 32 bits do Windows não possuem fonte ilimitada de recursos, o que acaba gerando travas e problemas constantes.

Para solucionar este problema de vazamento de recursos, abra o Gerenciador de Tarefas e em Exibir > Selecionar Colunas habilite as opções Identificadores, Objetos USER e Objetos GDI. Feito isso, passe a verificar com frequência os valores exibidos nessas colunas (bem como as colunas sobre memória).

Clique aqui para ver a continuação desta matéria.

Leia mais!

Campanha publicitária da Nike "Escreva o Futuro"
Leia mais!

terça-feira, 4 de maio de 2010

O PdfPirate é uma ferramenta gratuita que serve para remover a proteção em arquivos PDF. O serviço é bem simples. O PdfPirate remove a senha e elimina todas as formas de criptografia e restrições do arquivo pdf.

Para utilizar o PdfPirate basta fazer o upload do arquivo PDF e aguardar um tempo para que seja feito o desbloqueio. Fizemos um teste com um arquivo bloqueado com uma senha simples e funcionou direitinho.
Leia mais!
 
BlogBlogs.Com.Br