quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


O que está acontecendo com o clima? Em muitas cidades, as enchentes destroem casas e matam pessoas. O calor está ficando insuportável. O frio faz vítimas na Europa e na China, e os desastres naturais, como furacões e tsunamis, são cada vez mais comuns.

Estudo publicado esta semana na revista “Science” mostra que o aumento da temperatura global no final do século XXI (anos 2080 a 2100) terá um impacto dramático na agricultura. Segundo os autores do estudo, David. S. Battisti, da Universidade de Washington, e Rosamond Naylor, da Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos, haverá locais no planeta com grande escassez de produção de alimentos.

Embora a grande mídia esteja tratando do assunto somente agora, o problema das mudanças climáticas não é atual, pois, pelas análises científicas, vem acontecendo nos últimos 150 anos. A maior parte da comunidade científica diz que as principais causas são as ações degradantes no meio ambiente, denominadas causas antrópicas (provocadas por homens e mulheres).

Entre essas ações antrópicas degradantes, ocupam o primeiro lugar a emissão de gases poluentes, conhecidos como “gases de efeito estufa” e a degradação das áreas verdes.

No Brasil, como nossa principal fonte de energia é limpa (hidrelétricas), os fatos geradores de mudanças climáticas são a emissão de CO2 (gás carbônico) pelos automóveis e queimadas e a devastação das florestas para extração de madeira, criação de gado e plantação de grãos.

Nos EUA, China e países da Europa, que já devastaram suas florestas, a preocupação recai sobre a queima do carvão usado nas indústrias e no aquecimento das casas, além da emissão de CO2 pelos automóveis.

O que cada um de nós pode fazer para reduzir a emissão de gases e a devastação das áreas verdes?

1 - Plantar árvores, pois elas absorvem gás carbônico.


2 – Não usar automóvel e defender a melhoria do transporte coletivo.


3 – Economizar água e energia elétrica.


4 – Diminuir o consumo de produtos industrializados e de carne, pois sua produção contribuem com o efeito estufa.


5 – Defender que o sistema de tratamento de lixo de sua cidade elimine ou reutilize o gás metano, para que esse gás não seja despejado na atmosfera.


6– Protestar para impedir que dejetos do esgoto e das indústrias sejam jogados nos rios, represas e mares ou que joguem lixo nos mesmos.


7 – Acompanhar ações tanto não governamentais quanto governamental e defender medidas de proteção à natureza e ao clima.


8 – Manter-se atualizado e conversar com os amigos e familiares sobre o assunto.


Lembre-se sempre que O FUTURO DO PLANETA ESTÁ EM SUAS MÃOS!

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br